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UM MODIFICADOR ELASTOMÉRICO DE ALTA QUALIDADE PARA BETUME E ASFALTO

UM PRODUTO DE DESENVOLVIMENTO AVANÇADO DE FÁCIL UTILIZAÇÃO
O ROAD+ PREMIXED é um modificador elastomérico para betume e asfalto, produzido em conformidade com um processo patenteado pela Evonik. Os ingredientes são pó de borracha de alta qualidade produzido pela Genan, misturado com 4,5% de Vestenamer®, um polioctenamero semicristalino produzido pela Evonik.

O ROAD+ PREMIXED é um refinado desenvolvimento do modificador original de dois componentes da Genan chamado ROAD+.
O ROAD+ era constituído por dois componentes, consistindo em pó de borracha Genan e Vestenamer®, entregues em embalagens separadas para o fornecedor de asfalto / betume misturar na fábrica (processamento húmido) ou diretamente no local (processamento a seco).

O ROAD+ PREMIXED é um modificador de um componente. O pó de borracha de alta qualidade proveniente de pneus reciclados já foi misturado com pellets Vestenamer® e processado num modificador uniforme e fácil de manusear, simplificando o processo de mistura para o fornecedor de asfalto / betume.

O ROAD+ PREMIXED é, portanto, muito mais fácil de usar e menos demorado do que o produto original ROAD+ de dois componentes.

MELHOR DESEMPENHO E DURABILIDADE
Testes laboratoriais e ensaios de campo mostram que, regra geral, um betume padrão modificado com 10% de ROAD+ tem o mesmo nível de desempenho ou até um desempenho melhor do que um betume semelhante modificado com 4% de SBS. Ao comparar propriedades, por exemplo, a capacidade de evitar o afundamento do piso e a ductilidade forçada, o ROAD+ tem um desempenho significativamente melhor.

Como o ROAD+ PREMIXED é uma versão pré-misturada pelo fabricante do ROAD+, as propriedades são exatamente as mesmas e os resultados dos testes e ensaios de campo para o asfalto / betume modificado com ROAD+ aplicam-se portanto também ao ROAD+ PREMIXED . O ROAD+ PREMIXED é simplesmente muito mais fácil de trabalhar.

A UNIFORMIDADE DA QUALIDADE É FUNDAMENTAL PARA O DESEMPENHO DO PRODUTO
É de grande importância para o desempenho do produto que o pó de borracha utilizado seja limpo e uniforme no tamanho. Sendo o maior fabricante mundial de pó de borracha de pneus em fim de vida, a Genan tem a tecnologia para estar à altura destes requisitos. O pó de borracha ambiental da Genan não só é uniforme em tamanho, como também praticamente não tem poeiras.

Siga os links seguintes para descarregar mais informação sobre o ROAD+ PREMIXED.

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Ficha técnica do ROAD+ PREMIXED

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Ficha de segurança – Granulado de borracha e pó ambiental da Genan (em inglês)

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Ficha de Segurança – Vestenamer® (em inglês)

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Folheto ROAD+ PREMIXED (em inglês)

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Ensaios em ligantes do betume modificado com ROAD+ pela Heiden Labor (em inglês)

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Estudo de Uniformidade pelo Heiden Labor (em alemão)

PORQUÊ MODIFICAR O ASFALTO E O BETUME?

Em todo o mundo, tanto as autoridades locais como nacionais estão a perceber agora que é um bom negócio utilizar asfalto modificado nos novos projetos rodoviários. É rentável no médio e longo prazo, uma vez que as estradas modificadas com borracha estão menos expostas tanto ao afundamento do piso como às fissuras. Este facto reduz a necessidade de manutenção, o que não só constitui um encargo financeiro, como também um problema de tráfego, uma vez que as estradas têm de ser parcialmente fechadas durante os trabalhos de manutenção.

A modificação do asfalto e do betume está portanto a tornar-se cada vez mais popular. Em vários países europeus, mais de 20% de todo o betume para a construção de estradas é atualmente modificado. Siga o link em baixo para descarregar as estatísticas publicadas pela European Asphalt Pavement Association.

Tradicionalmente, a forma mais comum de modificar o betume na construção das estradas modernas tem sido usar SBS (estireno-butadieno-estireno) virgem. Foi, por conseguinte, um grande avanço quando a Genan lançou o ROAD+, um modificador de betume e asfalto de terceira geração à base de pó de borracha reciclada de pneus em fim de vida. Em relação ao desempenho e às propriedades, o ROAD+ provou ser equivalente ou superior aos modificadores à base de SBS. No entanto, o ganho ambiental proporcionado pela utilização do ROAD+ foi provavelmente ainda mais significativo. Se um produto à base de pó de borracha feito a partir de pneus em fim de vida pudesse ganhar terreno no mercado do asfalto e betume, os ganhos ambientais seriam substanciais. Em comparação com a coincineração, as emissões de gases com efeito estufa seriam significativamente reduzidas, e o uso de combustíveis fósseis seria limitado. Para mais informações sobre os aspetos ambientais, remetemos para o Estudo ACV de análise do ciclo de vida da Genan.

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Asfalto europeu em números (em inglês)

ONDE UTILIZAR O ROAD+ PREMIXED

O ROAD+ PREMIXED pode ser utilizado em qualquer aplicação de asfalto, seja em misturas SMA, em todos os tipos de betão betuminoso, betão betuminoso drenante ou em mástique asfáltico.

Ao contrário do SBS, o ROAD+ PREMIXED também pode ser utilizado em qualquer tipo de betume.

O ROAD+ PREMIXED pode ser aplicado em SAMIs (stress absorbing membrane interlayers) em concentrações elevadas

“O asfalto modificado com ROAD+ melhora o desempenho de todos os tipos de estradas, desde estradas rurais mais pequenas, auto-estradas de tráfego intenso, até estradas em propriedades industriais. A utilização do sistema ROAD+ em todas estas diferentes aplicações mostra toda a dimensão das suas elevadas propriedades técnicas.”

Prof. Dr. Ing. Damm, Hamburgo, consultor científico para a investigação do betão betuminoso.

MIGRAÇÃO

Um estudo preparado pelo laboratório FABES na Alemanha comparou o asfalto ROAD+ ao asfalto de borracha convencional e ao asfalto não modificado. Os resultados mostram que o asfalto modificado ROAD+ é a solução em que a matéria orgânica é menos lavada, tanto em ambientes de água fria como em ambientes de água quente.

Siga o link em baixo para descarregar o estudo completo.

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Estudo de migração no asfalto modificado com borracha (em inglês)

EMISSÃO

O laboratório FABES realizou também um estudo de emissões para compostos críticos, testando durante a produção na fábrica de mistura a quente, assim como em ensaios de campo.

Não foram detetadas emissões de N-nitrosaminas e as emissões de compostos voláteis e semivoláteis foram menores no asfalto modificado ROAD+ do que no asfalto convencional modificado com polímeros (PMB).

Siga o link em baixo para descarregar o resumo deste estudo.

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Estudo de emissões no asfalto com ROAD+ (em inglês)

RECICLABILIDADE

Uma propriedade importante do asfalto é este ser reciclável e não produzir emissões durante o processo de reciclagem.

Siga o link em baixo para descarregar um estudo realizado pela Heiden Labor na Alemanha que comprova a boa reciclabilidade do asfalto modificado ROAD+.

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Estudo de reciclabilidade pelo Heiden Labor (em alemão)

MENOS EMISSÕES DE GASES COM EFEITO ESTUFA

A utilização do ROAD+ PREMIXED assegura uma poupança considerável tanto em termos de emissões de gases com efeito de estufa, como de acidificação e de consumo cumulativo de energia.

Para mais informações, remetemos para o Estudo ACV de análise do ciclo de vida da Genan.

 

REDUÇÃO DO RUÍDO

Um estudo recente preparado pelo Gabinete Regional da OMS (Organização Mundial da Saúde) para a Europa quantifica o risco para a saúde relacionado com a exposição ao ruído.

O estudo mostra que na parte ocidental da Europa, o equivalente a um milhão de anos de vida saudável são todos os anos perdidos devido ao ruído relacionado com o tráfego. Na Europa, a poluição sonora é pois um fator de risco ambiental, cujo alcance é comparável ao da poluição atmosférica. A exposição ao ruído não só causa ou contribui para o desconforto, stress e distúrbios do sono, como também pode provocar hipertensão arterial, ataques cardíacos, assim como dificuldades de aprendizagem e zumbidos.

Os testes provam que o uso de asfalto modificado ROAD+ resulta numa redução do ruído de até 5-6dB em comparação com o asfalto convencional. Como uma redução de apenas 3dB(A) é percecionada pelo ouvido humano como sendo comparável a metade do volume de tráfego original, isto demonstra uma redução considerável.

FLEXIBILIDADE NA ÁREA

SEM COMPARAÇÃO COM ASFALTOS DE BORRACHA ANTERIORES
A utilização de borracha no asfalto não é um fenómeno novo. O conceito já foi testado em ocasiões anteriores, com um sucesso misto. No entanto, as propriedades obtidas através da utilização do ROAD+ (e agora do produto ROAD+ PREMIXED melhorado) são muito superiores às das anteriores gerações de asfalto de borracha. O facto de se ter acrescentado Vestenamer® em conformidade com a patente da Evonik faz uma grande diferença.

As anteriores gerações de asfalto de borracha eram pegajosas, exigindo equipamento de manuseamento especial. O asfalto modificado ROAD+ PREMIXED apresenta uma aderência extremamente boa ao agregado. Contudo, não adere nem às ferramentas nem aos tanques. Não há necessidade de limpar tanques e camiões com agentes lubrificantes. Não é necessário nenhum equipamento especial para o manuseamento no local do asfalto modificado ROAD+ PREMIXED.

MAIOR AMPLITUDE TÉRMICA
O asfalto modificado ROAD+ PREMIXED pode ser aplicado com uma maior amplitude térmica do que os tradicionais asfaltos modificados. Não só é uma vantagem em casos de compactação, como também em operações manuais, por exemplo, à volta de caminhos de acesso a propriedades privadas e em curvas.

ADEQUADO TANTO PARA PROCESSAMENTO A HÚMIDO COMO A SECO

O ROAD+ PREMIXED é ideal tanto para o processamento a húmido como a seco.

Siga o link em baixo para descarregar os procedimentos de teste para as misturas em laboratório.

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Procedimento de teste para misturas em laboratório (em inglês)

Granulado

GRANULADO COLORIDO

Road+ Premixed

PÉLETES

Aço

Têxtil