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UM MODIFICADOR ELASTOMÉRICO DE ALTA QUALIDADE PARA MISTURAS BETUMINOSAS

UM PRODUTO DE DESENVOLVIMENTO AVANÇADO DE FÁCIL UTILIZAÇÃO
O ROAD+ PREMIXED é um modificador elastomérico para misturas betuminosas, produzido em conformidade com um processo patenteado pela Evonik. Os ingredientes são pó de borracha de alta qualidade produzido pela Genan, misturado com 4,5% de Vestenamer®, um polioctenamer semicristalino produzido pela Evonik.

O ROAD+ PREMIXED é uma evolução do modificador original Genan designado por ROAD+. O ROAD+ era constituído por dois componentes, ou seja pó de borracha Genan e Vestenamer®, entregues em embalagens separadas para o fornecedor de misturas betuminosas misturar na fábrica (processamento húmido) ou diretamente em obra (processamento a seco).

O ROAD+ PREMIXED é um modificador de um componente. O pó de borracha de alta qualidade proveniente de pneus reciclados já foi misturado com péletes Vestenamer® e processado para originar um modificador uniforme e fácil de manusear, simplificando o processo de mistura no processo de preparação das misturas betuminosas.

O ROAD+ PREMIXED é, portanto, muito mais fácil e menos demorado de trabalhar do que o produto original ROAD+, de dois componentes.

MELHOR DESEMPENHO E DURABILIDADE
Testes laboratoriais e ensaios de campo mostram que, regra geral, uma mistura betuminosa padrão modificada com 10% de ROAD+ PREMIXED tem o mesmo nível de desempenho ou até um desempenho melhor do que uma mistura betuminosa semelhante modificada com 4% de SBS.
Ao comparar propriedades, por exemplo, a capacidade de resistir à formação de rodeiras, e a ductilidade forçada, o ROAD+ PREMIXED tem um desempenho significativamente melhor.

Como o ROAD+ PREMIXED é uma versão pré-misturada pelo fabricante do ROAD+, as propriedades são exatamente as mesmas e os resultados dos testes e ensaios de campo para as misturas betuminosas modificadas com ROAD+ aplicam-se, portanto também ao ROAD+ PREMIXED. O ROAD+ PREMIXED é simplesmente muito mais fácil de trabalhar.

A UNIFORMIDADE DA QUALIDADE É FUNDAMENTAL PARA O DESEMPENHO DO PRODUTO
É de grande importância para o desempenho do produto que o pó de borracha utilizado seja limpo e uniforme no tamanho. Sendo o maior fabricante mundial de pó de borracha de pneus em fim de vida, a Genan tem a tecnologia para estar à altura destes requisitos. O pó de borracha ambiental da Genan não só é uniforme em tamanho, como também praticamente não tem poeiras.

Siga os links seguintes para descarregar mais informação sobre o ROAD+ PREMIXED.

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Ficha técnica do ROAD+ PREMIXED

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Ficha de segurança – Granulado de borracha e pó ambiental da Genan (em inglês)

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Ficha de Segurança – Vestenamer® (em inglês)

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Folheto ROAD+ PREMIXED

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Ensaios em ligantes do betume modificado com ROAD+ pela Heiden Labor (em inglês)

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Estudo de Uniformidade pelo Heiden Labor (em alemão)

POR QUE MODIFICAR MISTURAS BETUMINOSAS?

Em todo o mundo, tanto as autoridades locais como as nacionais perceberam agora que é um bom negócio usar misturas betuminosas modificadas para novos projetos rodoviários. É rentável a médio e longo prazo, pois as estradas modificadas com borracha estão menos sujeitas à formação de rodeiras e de fissuras. Estes factos reduzem a necessidade de manutenção, o que não só constitui um encargo financeiro, como também um problema de tráfego, uma vez que as estradas têm de ser parcialmente fechadas durante os trabalhos de manutenção.

A modificação de misturas betuminosas está a tornar-se cada vez mais popular. Em vários países europeus, mais de 20% de todas as misturas betuminosas para construção de estradas são modificadas. Siga o link abaixo para descarregar as estatísticas publicadas pela European Asphalt Pavement Association.

Tradicionalmente, a maneira mais comum de modificar as misturas betuminosas na construção moderna de estradas é a utilização de SBS (estireno-butadieno-estireno) virgem. Foi, portanto, um grande avanço, quando a Genan lançou o ROAD+ como um modificador das misturas betuminosas de terceira geração à base de pó de borracha reciclado de pneus em fim de vida. Em relação ao desempenho e propriedades, o ROAD+ provou ser equivalente ou superior aos modificadores à base de SBS. No entanto, o ganho ambiental proporcionado pela utilização do ROAD+ foi provavelmente ainda mais significativo. Se um produto à base de pó de borracha feito a partir de pneus em fim de vida pudesse ganhar terreno no mercado das misturas betuminosas, os ganhos ambientais seriam substanciais. Em comparação com a coincineração, a emissão de gases com efeito estufa seriam significativamente reduzidas, e o uso de combustíveis fósseis seria limitado. Para mais informações sobre os aspetos ambientais, remetemos para o Estudo de análise do ciclo de vida da Genan.

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Asfalto europeu em números (em inglês)

ONDE UTILIZAR O ROAD+ PREMIXED

O ROAD+ PREMIXED pode ser utilizado em qualquer aplicação de mistura betuminosa, seja em misturas SMA, em todos os tipos de betão asfáltico, misturas betuminosas porosas ou mástique betuminoso.

Ao contrário do SBS, o ROAD+ PREMIXED pode ser utilizado com qualquer tipo de betuminoso.

O ROAD+ PREMIXED pode ser aplicado em SAMIs – stress-absorbing membrane interlayer) em concentrações elevadas.

“As misturas betuminosas modificadas com ROAD+ melhoram o desempenho de todos os tipos de estradas, quer sejam estradas rurais, auto-estradas de tráfego intenso ou mesmo estradas em propriedades industriais. A utilização do sistema ROAD+ em todas estas diferentes aplicações mostra toda a dimensão das suas elevadas propriedades técnicas.”

Prof. Dr. Ing. Damm, Hamburgo, consultor científico para a investigação do betão betuminoso.

MIGRAÇÃO

Um estudo preparado pelo laboratório FABES na Alemanha comparou as misturas betuminosas com ROAD+ às misturas betuminosas convencionais modificadas com borracha e também as misturas betuminosas não modificadas. Os resultados mostram que as misturas betuminosas modificadas com ROAD+ são a solução em que a matéria orgânica é menos lavada, tanto em ambientes de água fria como em ambientes de água quente.

Siga o link em baixo para descarregar o estudo completo.

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Estudo de migração no asfalto modificado com borracha (em inglês)

EMISSÕES

O laboratório FABES realizou também um estudo de emissões para compostos críticos, testando durante a produção na fábrica de misturas a quente, assim como em ensaios de campo.

Não foram detetadas emissões de N-nitrosaminas e as emissões de compostos voláteis e semivoláteis foram menores nas misturas betuminosas modificadas com ROAD+ do que nas misturas betuminosas modificadas com polímeros (PMB).

Siga o link em baixo para descarregar o resumo deste estudo.

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Estudo de emissões no asfalto com ROAD+ (em inglês)

RECICLABILIDADE

Uma propriedade importante das misturas betuminosas é a sua reciclabilidade, processo durante o qual não são produzidas emissões.

Siga o link em baixo para descarregar um estudo realizado pela Heiden Labor na Alemanha que comprova a boa reciclabilidade das misturas betuminosas modificadas com ROAD+.

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Estudo de reciclabilidade pelo Heiden Labor (em alemão)

MENOS EMISSÕES DE GASES COM EFEITO ESTUFA

A utilização do ROAD+ PREMIXED assegura uma poupança considerável tanto em termos de emissões de gases com efeito de estufa, como de acidificação e de consumo cumulativo de energia.

Para mais informações, remetemos para o Estudo de análise do ciclo de vida da Genan.

 

REDUÇÃO DO RUÍDO

Um estudo recente preparado pelo Gabinete Regional da OMS (Organização Mundial da Saúde) para a Europa quantifica o risco para a saúde relacionado com a exposição ao ruído.

O estudo mostra que na parte ocidental da Europa, o equivalente a um milhão de anos de vida saudável são todos os anos perdidos devido ao ruído relacionado com o tráfego. Na Europa, a poluição sonora é, pois, um fator de risco ambiental, cujo alcance é comparável ao da poluição atmosférica. A exposição ao ruído não só causa ou contribui para o desconforto, stress e distúrbios do sono, como também pode provocar hipertensão arterial, ataques cardíacos, assim como dificuldades de aprendizagem e zumbidos.

Os testes provam que o uso de misturas betuminosas modificadas com ROAD+ resulta numa redução do ruído de até 5-6dB em comparação com as misturas betuminosas convencionais. Como uma redução de apenas 3dB(A) é percecionada pelo ouvido humano como sendo comparável a metade do volume de tráfego original, isto demonstra uma redução considerável.

FLEXIBILIDADE EM OBRA

SEM COMPARAÇÃO COM MISTURAS BETUMINOSAS ANTERIORES
A utilização de borracha em misturas betuminosas não é um fenómeno novo. O conceito já foi testado em ocasiões anteriores, com um sucesso misto. No entanto as propriedades obtidas com a utilização de ROAD+ e presentemente com o ROAD+ PREMIXED, são muito superiores às das anteriores gerações de misturas betuminosas modificados com borracha. A adição de Vestenamaer® em conformidade com a patente da Evonik faz uma enorme diferença.

As gerações anteriores de misturas betuminosas modificadas com borracha eram pegajosas, exigindo equipamento especial de manuseamento. As misturas betuminosas modificadas com ROAD+ PREMIXED tem uma aderência extremamente boa ao agregado. No entanto, não adere nem às ferramentas nem aos tanques. Não há necessidade de limpar tanques e camiões com agentes de destacamento. Não é necessário nenhum equipamento especial para o manuseamento em obra das misturas betuminosas modificadas com ROAD+ PREMIXED.

MAIOR AMPLITUDE TÉRMICA
As misturas betuminosas modificadas com ROAD+ PREMIXED podem ser aplicadas com uma maior amplitude térmica do que as misturas betuminosas modificadas tradicionais. Não só é uma vantagem em casos de compactação, como também em operações manuais, por exemplo nas calçadas e em curvas.

ADEQUADO TANTO PARA PROCESSAMENTO A HÚMIDO COMO A SECO

O ROAD+ PREMIXED é ideal tanto para o processamento a húmido como a seco.

Siga o link em baixo para descarregar os procedimentos de teste para as misturas em laboratório.

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Procedimento de teste para misturas em laboratório (em inglês)

Granulado

GRANULADO COLORIDO

Road+ Premixed

PÉLETES

Aço

Têxtil