genan@genan.eu

O granulado de borracha certo é de importância crucial para o seu sucesso

O granulado de borracha certo é de importância crucial para o sucesso da aplicação em campos de relva sintética, pistas de atletismo e superfícies de atividades de recreio. A Genan fornece granulado de borracha de alta qualidade para todas estas aplicações, colaborando com os principais instaladores e especialistas no setor.

Ao escolher a Genan

para a sua solução de desporto ou lazer, você opta por:

 

UM FORNECEDOR CERTIFICADO ISO
UMA SOLUÇÃO ECOLÓGICA
UM PRODUTO UNIFORME E DE ALTA QUALIDADE
ALTA DURABILIDADE E LONGA DURAÇÃO DO PRODUTO

Parques infantis

Os granulado da Genan ou as peletes de borracha GENAN SAFE são usados para as camadas de base de parques infantis, para assegurar um ambiente seguro para crianças ativas e aventureiras. As crianças enquanto brincam vãoinevitavelmente cair e, por vezes, acabam por se magoar. Com a superfície de borracha absorsora de impacto, os parques infantis têm uma superfície mais macia e as crianças magoam-se muito menos do que nos parques infantis com superfícies mais tradicionais.

Os produtos da Genan estão em conformidade com a regulamentação da UE
Para tornar os parques infantis o mais seguros possível, a UE emitiu normas para a absorção de impacto da superfície que têm de ser cumpridas pelos parques infantis públicos. Esta regulamentação encontra-se nas Diretivas da UE EN 1176 e EN 1177.

Um parque infantil com uma superfície feita de granulado ou peletes de borracha é mais saudável para as crianças do que areia, cascalho ou aparas de madeira. Uma superfície de borracha é muito mais fácil de manter limpa e, assim, podem ser evitados problemas com, por exemplo, agulhas ocultas, vidros partidos e fezes de cães e gatos.

Criar a superfície do parque infantil
O parques infantis são, em geral, feitos in situ. Os granulados ou peletes de borracha são misturados com poliuretano, e o parque infantil é construído no local. Existem muitos exemplos de parques infantis com formas, desenhos e cores interessantes. Os parques infantis também podem ser feitos de placas pré-moldadas, fabricadas com granulado de borracha como material de base.

A Genan oferece granulado de borracha para superfícies de parques infantis: GENAN MEDIUM, GENAN COARSE, GENAN SUPER COARSE e GENAN ULTRA COARSE.

GAs peletes GENAN SAFE são peletes homogéneas de borracha. Uma pelete GENAN SAFE 5 tem Ø4,2 mm de diâmetro e 5 mm de comprimento.

 

Pistas e campos

Numa aplicação típica de superfície desportiva, o granulado Genan é usado para a camada de base elástica de absorção de impacto por baixo de uma camada superior de cor.

O granulado de borracha de alta qualidade da Genan é usado para pistas de atletismo, e campos mais pequenos, por exemplo, basquetebol, campos de ténis, etc.

As pistas de atletismo são frequentemente feitas no local. Os granulados de borracha são misturados com poliuretano, e a pista ou campo são construídos no local.

O granulado de borracha para aplicações em pistas é fornecido em dois tamanhos padrão: GENAN MEDIUM e GENAN COARSE . A distribuição do tamanho de partículas é importante, um vez que influencia o desempenho bem como os custos de instalação. Um produto de má qualidade com muito pó e têxtil irá precisar de mais material ligante caro para obter as mesmas propriedades.

 

 

 

 

PICADEIROS

Quando aplicado como camada superior, em picadeiros interiores e ao ar livre, as vantagens do GENAN ULTRA COARSE são inúmeras.

É necessária baixa manutenção e a vida útil do produto no picadeiro é longa, pois os granulados de borracha são extremamente duráveis e bastante resistentes em condições climáticas adversas.

Em comparação com picadeiros com superfícies de erva, areia ou aparas de madeira, as condições são bastante melhores, tanto em dias de chuva quanto sob temperaturas negativas. E em dias quentes e secos, a emissão de poeiras é muito inferior.

 

Campos de relva sintética

Na relva sintética típica, os granulados de borracha da Genan são usados para a camada de infill (granulado de borracha GENAN FINE, GENAN FINE/MIX ou GENAN MEDIUM) e para o fabrico da base elástica (granulado de borracha GENAN COARSE, GENAN SUPER COARSE ou GENAN ULTRA COARSE), independentemente de ser construído no local (in situ) ou de tapetes pré-fabricados.

Os campos de relva sintética são totalmente aceites pelas principais organizações de futebol FIFA e UEFA e hoje em dia são oficialmente permitidos para usar em todos os níveis, incluindo a Liga dos Campeões e o Campeonato do Mundo.

 

 

Infill

O INFILL É O FATOR MAIS IMPORTANTE QUE INFLUENCIA O COMPORTAMENTO DA BOLA NA SUPERFÍCIE DO CAMPO
Embora o infill represente apenas uma parcela menor dos custos totais de um projeto completo de relva sintética, é possivelmente o elemento mais importante. A qualidade do infill é fundamental para satisfazer os critérios de desempenho do campo e, por isso, é um elemento extremamente importante para a imagem e perceção da superfície do campo.

O INFILL MELHORA A RECUPERAÇÃO DE BOLA E CARACTERÍSTICAS DE CORRIDA
Para assegurar um ótimo comportamento da bola, o tamanho dos granulados de borracha não deve ser muito fino nem muito grosso. Se o infill for muito fino, irá compactar e a superfície de jogo não será suficientemente elástica. Se o infill for muito grosso, irá absorver muita energia da bola, resultando em baixo desempenho de ressalto e o saltitar da bola no campo. Para satisfazer todos os requisitos especiais, a Genan oferece três tamanhos diferentes de infill: GENAN FINE, GENAN FINE/MIX e GENAN MEDIUM.

MANUTENÇÃO
Para manter as melhores características de um campo sintético, deve ser adicionado infill de tempos a tempos. Esta manutenção regular é de baixo custo, e extremamente económica a longo prazo. A elasticidade, a resistência a intempéries e as propriedades de envelhecimento extremamente boas do campo são mantidas e o comportamento da bola continua excelente.

 

 

 

 

Shockpad

Um shockpad é uma sub-base elástica, também conhecida como base elástica, com elasticidade e absorsora de impacto a longo prazo. É usado por baixo do tapete em alguns sistemas de relva sintética. A base elástica/shockpad é fabricada a partir de granulado de borracha e ligante de poliuretano. A Genan oferece granulado de borracha para sub-bases em três tamanhos padrão: GENAN COARSE, GENAN SUPER COARSE e GENAN ULTRA COARSE.

Existem duas formas principais de fazer a base elástica. Pode ser construída no local (in situ), onde os grânulos de borracha são misturados com ligante de 8 a 12% de poliuretano, ou pode ser fabricada a partir de tapetes de borracha pré-moldados. Em ambas as aplicações, é utilizado o granulado de borracha de alta qualidade da Genan.

A BORRACHA DE PNEUS EM FIM DE VIDA É IDEAL PARA BASES ELÁSTICAS

O granulado de borracha da Genan é um material de qualidade superior utilizado para bases elásticas, uma vez que as propriedades elásticas da borracha de pneus em fim de vida são as melhores disponíveis no mercado. Várias décadas de investigação realizada pela indústria de pneus deram origem ao desenvolvimento de um material elástico duradouro, extremamente adequado para este fim específico.

Perguntas frequentes sobre relva sintética

Os jogadores de futebol podem sofrer queimaduras, se fizerem “carrinhos”?

As queimaduras na pele foram um grande problema nas duas primeiras gerações de relva sintética, mas com a tecnologia de relva de 3.ª geração, e com o sistema certo e construído corretamente, as queimaduras da pele deixaram de ser um problema.

Os jogadores de futebol podem arranhar-se com o aço de infill?


Não, o infill da Genan é limpo e não contém resíduos de aço.

Existe risco de contaminação da água devido a campos de relva sintética?

Um estudo recente internacional realizado pelo Instituto Tecnológico Dinamarquês (DTI) estima que a descarga anual para o ambiente aquático é de 2,5 a 36 kg por campo por ano. Seguindo as orientações de melhores práticas em design do campo, manutenção, bem como comportamento/rotinas e hábitos de jogadores e pessoal de manutenção, estas quantidades limitadas podem ser reduzidas a quase nada.

Como deve ser concebido, usado e mantido um campo de relva sintética, para evitar a passagem de infill para o meio ambiente?

A Genan recomenda a instalação de barreiras/painéis de vedação em volta de campos de relva sintética, bem como “áreas de captura” com tapetes especiais nos quatro lados. Os campos devem ser vedados adequadamente, com apenas algumas entradas, e cada entrada deve ter uma área de saída de limpeza, onde os jogadores são obrigados a tirar a roupa e esvaziar as sapatilhas. Em relação à manutenção do campo, têm de ser usadas escovas especiais exclusivamente para este fim.

O RESSALTO DE BOLA É O MESMO QUE NUM RELVADO NATURAL?

A especificação de relva sintétic é composta para simular exatamente o mesmo ressalto que no relvado natural.

A BOLA ROLA MAIS RAPIDAMENTE OU MAIS LENTAMENTE NUM CAMPO DE RELVA SINTÉTICA?

A maioria dos jogadores de futebol afirma que a velocidade da bola é a mesma; no entanto, alguns jogadores afirmam que a bola rola um pouco mais rapidamente em relva sintética.

Porque motivo a FIFA incluiu relva sintética nas suas recomendações?

A relva sintética é uma solução económica, porque pode ser muito mais utilizada do que a relva natural. Pode-se jogar nela durante todo o ano, independentemente das condições climatéricas, e os campos não precisam de descansar entre os jogos como acontece nos campos de relva natural para proteger a relva. Os custos de manutenção são muito mais baixos que os de relva natural, e a dependência de recursos naturais, como água, são geralmente inexistentes.
Outra questão muito importante para a FIFA é o desenvolvimento de bom futebol no terceiro mundo. Nos países em vias de desenvolvimento, geralmente não existem recursos suficientes para manter a relva natural, devido ao consumo de água e outros custos de manutenção, mas a relva sintética abre as portas ao desenvolvimento de muitos jovens talentos em países pobres.

Pode-se jogar o ano todo em relva artificial?


Sim, o único requisito é remover a neve, se houver. Siga as instruções de manutenção do fabricante da relva em questão.

QUAIS OS CUSTOS DE MANUTENÇÃO DE UM CAMPO DE RELVA SINTÉTICA EM COMPARAÇÃO COM UM CAMPO DE RELVA NATURAL?

A resposta a esta pergunta varia muito, dependendo da geografia em questão. Como regra geral, a poupança com relva sintética aumenta quanto mais extremas forem as condições climatéricas. Em áreas muito frias e muito secas, a poupança é enorme, no entanto, a poupança é considerável, independentemente da localização.

É VERDADE QUE A BOLA E OS JOGADORES SE SUJAM AO JOGAR EM RELVADO SINTÉTICO?

Não, isso não acontece se for utilizado o infill da Genan, isto porque o infill da Genan não contém praticamente nenhuma poeira.

JOGAR EM RELVA SINTÉTICA QUE CONTENHA INFILL DE BORRACHA IMPLICA UM RISCO ELEVADO PARA A SAÚDE?

Inúmeros estudos científicos, antigos e recentes, estabeleceram que o infill de borracha fabricado com pneus em fim de vida não representa nenhum risco elevado para a saúde. Em fevereiro de 2017, a Agência Europeia dos Produtos Químicos publicou os seus resultados num novo estudo abrangente. A ECHA “não encontrou motivos para aconselhar as pessoas a não praticar desporto em relvados sintéticos que contenham granulados de borracha reciclada como material de infill”. Este conselho baseia-se na avaliação da ECHA “de que existe um nível de preocupação muito baixo com a exposição a substâncias encontradas nos granulados”.