genan@genan.eu

Documentação climática e ambiental

A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) é uma ferramenta científica e moderna usada para perceber os impactos no clima e ambiente da escolha de um determinado produto, desde o seu início ao seu fim. Enquanto a hierarquia de resíduos fornece algumas recomendações gerais, a ACV fornece documentação detalhada e muito sólida que quantifica os impactos no clima e ambiente de determinada escolha.

Os estudos de ACV são amplamente utilizados por políticos e ambientalistas, para fornecer a melhor informação possível para a legislação ambiental e tributária. Estes estudos aprofundados deverão estar alinhados com rigorosas normas internacionais, de modo a evitar “branqueamento ecológico” e manipulação por interesses comerciais ou políticos.

O conjunto de normas ISO, ISO 14040 e ISO 14044, assegura um alto nível de credibilidade científica. Além disso, são aplicados na UE os princípios do ILCD (International Reference Life Cycle Data System), princípios estes que um estudo de ACV deve cumprir.

Adicionalmente, um estudo de ACV deverá ser sempre alvo de revisão por investigadores independentes.

A Genan investiu assim uma soma avultada para fornecimento de documentação científica de ACV. Para preparar e compilar estes estudos, estabeleceu contactos com institutos de renome internacionais: FORCE na Dinamarca e IFEU na Alemanha.

Os estudos de ACV da Genan

Desde 2009, quatro grandes estudos sobre ACV foram finalizados, comparando diferentes opções para a eliminação de pneus em fim de vida. Três destes estudos (um Americano, dois Europeus) comparam o conceito de reciclagem de materiais usado pela Genan, com coincineração em fornos de cimento. O quarto estudo compara o conceito de reciclagem da Genan com o uso de pneus em fim de vida enquanto material de enchimento, i.e. as chamadas aplicações de engenharia civil. Um resumo do mais recente estudo de 2020 está disponível para download abaixo.

Todos estes estudos demonstram que, em comparação com outras opções, o processo de reciclagem de materiais oferece benefícios significativos em todas as categorias de impacto ambiental e climático. A redução de gases com efeito de estufa é considerável, uma vez que o clima é poupado em 1.1 toneladas de emissões de CO² por cada tonelada de pneus em fim de vida reciclados e não incinerados. Se a reciclagem de materiais for comparada com as operações de enchimento, a redução é ainda maior (1.8 toneladas de emissões de CO² por cada tonelada de pneus em fim de vida).

 

icon_balance_gradient
DOWNLOAD

Resumo ACV – Reciclagem de materiais versus coincineração em fornos de cimento