genan@genan.eu

Documentação climática e ambiental

A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) é a ferramenta científica mais moderna e avançada para descrever os impactos relacionados com o clima e o ambiente de uma determinada escolha para um produto, desde o início ao fim. Enquanto a hierarquia de resíduos indica algumas recomendações gerais, a ACV fornecerá documentação científica detalhada e muito sólida, quantificando os impactos ambientais e climáticos de uma determinada escolha.

Os estudos de ACV são largamente utilizados por políticos e ambientalistas, para fornecer as melhores informações possíveis para a legislação ambiental e tributária. Consequentemente, estes estudos aprofundados da ACV devem estar alinhados com rigorosas normas internacionais, de modo a evitar “branqueamento ecológico” e manipulação por interesses comerciais ou políticos. Por isso, foi elaborado um conjunto de normas ISO, as ISO 14040 e ISO 14044, assegurando um alto nível de fiabilidade científica e revisão por investigadores independentes.

A Genan investiu consideravelmente no fornecimento desta documentação científica de ACV e usou os melhores institutos internacionais para preparar e compilar estudos como Franklin Associates (EUA), IFEU (Alemanha) e CRI e FORCE na Dinamarca.

Os estudos de ACV da Genan

Três grandes estudos de Avaliação de Ciclo de Vida foram concluídos na última década, comparando diferentes opções de eliminação de pneus em fim de vida. Dois destes estudos (um americano e um europeu) comparam o conceito de reciclagem de materiais da Genan com a coincineração em fornos de cimento. O terceiro estudo compara o conceito de reciclagem de materiais da Genan com a utilização de pneus em fim de vida como material de infill, as denominadas aplicações de engenharia civil. Os resumos de todos estes estudos estão disponíveis para download.

Todos estes estudos demonstram que, em comparação com outras opções, a rota da reciclagem de materiais oferece benefícios significativos em todas as categorias de impacto ambiental e climático. A poupança de gases com efeito de estufa é considerável, uma vez que o clima é poupado de 1,1 toneladas de emissões de CO2 por tonelada de pneus em fim de vida útil reciclados em vez de incinerados. Se a reciclagem de material for comparada com as operações de infill, a poupança é ainda maior (1,8 toneladas de emissões de CO2 por tonelada de pneus em fim de vida).

 

icon_balance_gradient
DOWNLOAD

ACV – Reciclagem de materiais versus coincineração em fornos de cimento

 

icon_balance_gradient
DOWNLOAD

ACV – Reciclagem de materiais versus aplicações de engenharia civil