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BORRACHA RECICLADA E O MEIO AMBIENTE

A borracha reciclada de pneus em fim de vida é largamente utilizada em aplicações em que entra em contacto direto com o ambiente natural. Os exemplos mais comuns são materiais de infill em campos de relva sintética e asfalto para construção de estradas. Inúmeros estudos científicos foram realizados em vários países, analisando o impacto ambiental de borracha reciclada.

Uma grande preocupação ambiental tem sido a potencial lixiviação de metais e substâncias químicas orgânicas da borracha reciclada para os esgotos e lençóis freáticos. Foi dada atenção especial ao zinco, HAP e carbono orgânico dissolvido. Não foram encontradas quaisquer evidências para sustentar as alegações de que a lixiviação de substâncias químicas de infill e de camadas elásticas usadas em relva sintética causa problemas ambientais.

Em comparação com a incineração de pneus usados em fornos de cimento, a reciclagem de pneus, através do processamento para granulado de borracha e aço para a substituição de matérias-primas virgens, oferece benefícios ambientais significativos. Estudos de Avaliação do Ciclo de Vida documentam que menos CO2 é emitido para a atmosfera de forma considerável e que o impacto negativo na acidificação da mesma é também significativamente reduzido. Os pneus contêm enxofre, que é usado no processo de vulcanização, e esse enxofre evapora com a incineração, causando chuva ácida. Quando a borracha de pneus é reciclada, o enxofre é contido e, por isso, não é libertado para a atmosfera.

No entanto, é de extrema importância que a borracha reciclada seja produzida com alta qualidade, e fabricada com material de origem conhecido e consistente. Muitas empresas de reciclagem de borracha misturam todos os tipos de borracha de sucata, resultando num produto reciclado que não é uniforme, consistente e puro. A borracha reciclada da Genan é fabricada apenas com pneus em fim de vida e é submetida a um rigoroso controlo de qualidade.