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EM BUSCA DE SUSTENTABILIDADE E DE UM PLANETA MAIS ECOLÓGICO

No final da década de 70, a indústria automóvel estava em franca expansão, levando a um grande problema de resíduos com pneus em fim de vida, também conhecidos como ELTs, pneus de sucata ou simplesmente pneus usados. Como os pneus se degradam muito lentamente em aterros, era necessário um método alternativo para a sua eliminação. Surgiu a ideia de criar uma fábrica para reciclagem de ELTs.

Durante os anos 80, esta ideia foi desenvolvida; e em 1990, a primeira fábrica de reciclagem da Genan para pneus em fim de vida tornou-se uma realidade em Viborg, na Dinamarca. A capacidade de receção de pneus era de 35 000 toneladas de ELTs mistos (ou seja, pneus de automóveis, carrinhas, camiões, tratores e retroescavadoras de grande porte).

Durante os anos 90, a fábrica dinamarquesa foi continuamente desenvolvida e melhorada em 2011, a capacidade de receção de pneus da fábrica de Viborg duplicou para 70 000 toneladas.

Em 2003, com base no conhecimento e na experiência adquirida com a fábrica dinamarquesa, a Genan abriu a sua segunda fábrica de reciclagem de pneus em Oranienburg, nos arredores de Berlim, Alemanha. A capacidade de receção de pneus era de 65 000 toneladas de ELTs por ano.

Cinco anos depois, em 2008, uma fábrica de 70 000 toneladas foi inaugurada em Dorsten, na Alemanha. Quando uma terceira fábrica alemã com capacidade semelhante iniciou a operação em Kammlach, Baviera, em 2010, a estratégia de fábricas de reciclagem da Genan para a Alemanha estava concluída.

Com o objetivo de promover globalmente a reciclagem de pneus em fim de vida da forma ambiental e economicamente mais benéfica, a Genan expandiu as operações com a sua primeira fábrica fora da Europa em 2014, quando a maior fábrica de reciclagem de pneus do mundo foi inaugurada em Houston, Texas, EUA, com uma impressionante capacidade de receção de pneus anual de 100 000 toneladas.

Estando convictos de que a verdadeira reciclagem requer processamento a um nível em que a produção substitui a matéria-prima virgem, a Genan investe continuamente tempo e recursos na melhoria e identificação de novas aplicações para os seus produtos.

Um projeto de I&D em moagem criogénica foi iniciado em 2011; e em 2015, a produção de pó criogénico foi iniciada em Viborg. Atualmente a Genan fornece pó de borracha ultrafino de qualidade tão elevada e consistente que pode mesmo ser usado no fabrico de pneus novos. A Genan é pioneira ao oferecer a verdadeira reciclagem de pneus da origem à origem.

Em 2017, a Genan lançou a sua mais recente inovação em produtos: Pellets de borracha GENAN PELLETS, uniformes em forma e tamanho e ideais para camadas de base absorsoras de impacto para parques infantis.

30 ANOS DE EXPERIÊNCIA EM RECICLAGEM

1990 VIBORG
Início da produção em Viborg, Dinamarca – capacidade de receção de pneus: 35 000 toneladas/ano


 

2003 ORANIENBURG
Início da produção na nova fábrica em Oranienburg, Berlim, Alemanha – capacidade de receção de pneus: 65 000 toneladas/ano


 

2008 DORSTEN
Início da produção na nova fábrica em Dorsten, NRW, Alemanha – capacidade de receção de pneus: 70 000 toneladas/ano


 

2010 KAMMLACH
Início da produção na nova fábrica em Kammlach, Bayern, Alemanha – capacidade de receção de pneus: 70 000 toneladas/ano


 

2011 AUMENTO DE CAPACIDADE
Aumento da capacidade de produção em Viborg – maior capacidade de receção de pneus: 70,000 toneladas/ano


 

2014 HOUSTON
Início da produção na nova fábrica em Houston, Texas, EUA – capacidade de receção de pneus: 100 000 toneladas/ano


 

2015 RECONSTRUÇÃO FINANCEIRA
Nova gestão, reconstrução financeira e reorganização de Genan


 

2015 PÓ DE BORRACHA CRIOGÉNICO
Início da produção de pó criogénico em Viborg


 

2017 PELLETS DE BORRACHA
Início da produção de pellets de borracha GENAN PELLETS em Viborg


 

2019 OVAR
Fábrica portuguesa Biosafe adquirida – capacidade de receção de pneus: 25 000 toneladas/ano


 

2020 GENAN, S.A.
Alteração de denominação da empresa Portuguesa para Genan, S.A. e aprimoramento da fábrica em Ovar – maior capacidade de receção de pneus: 35,000 toneladas/ano


SUSTENTABILIDADE É O NOSSO PRINCIPAL VALOR

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