info@genan.com

Um novo parque de energia solar garante energia renovável para a fábrica em Viborg

Em conjunto com as empresas Arkitema, Baettr, COWI, Gardit, Combitherm e Swipbox, a Genan assinou um Acordo de Compra de Energia (Power Purchase Agreement, PPA) com a empresa de eletricidade Reel, garantindo a construção de um novo parque de energia solar na cidade dinamarquesa de Fårvang, perto de Silkeborg. A partir de 2024 e durante 5 anos, a Genan receberá energia do novo parque solar – beneficiando tanto o clima quanto os seus resultados.

Um PPA é um acordo que permite às empresas comprar energia diretamente de novos parques de energia solar e eólica, contornando assim o mercado a um preço baixo fixo ao longo de vários anos. Os acordos de longo prazo asseguram o financiamento para a construção de novos parques eólicos e solares, reduzindo assim as emissões de CO2 das empresas e proporcionando-lhes estabilidade de custos.

“Estamos orgulhosos por fazer parte de um desenvolvimento de energia sustentável junto com a Reel e outros seis parceiros ambiciosos em matéria de clima. Na Genan, temos um alto consumo de energia, que agora será parcialmente coberto por energia renovável – o primeiro de vários passos importantes para uma menor pegada de carbono e totalmente alinhado com o DNA da nossa empresa. Além da nossa participação no parque solar em Fårvang, mais energia renovável autoestabelecida está a caminho das nossas fábricas em Viborg e Oranienburg; projetos que esperamos concretizar num futuro próximo” diz Christian Kirkegaard Madsen, CFO do Grupo.

A Genan tem projetos de energia solar em andamento para Viborg e Oranienburg, o que aumentará ainda mais a parcela de energia renovável para as fábricas no futuro. Os equipamentos serão instalados nas próprias instalações da Genan e fazem parte de um plano maior da empresa de reciclagem.

É importante para nós repensar continuamente e desenvolver os nossos negócios numa direção sustentável. À medida que reciclamos um recurso que, de outra forma, seria um desperdício, o aspeto verde não é difícil de identificar, mas precisa também de se encaixar em toda a imagem da Genan, de forma mais global. Então, as iniciativas de energia renovável fazem parte disso”, Christian Kirkegaard Madsen continua e conclui:

“Além disso, os painéis solares criarão mais estabilidade aos nossos custos operacionais. Uma vantagem que nos beneficia a nós, mas também aos nossos clientes após um longo período de altas flutuações nos preços de energia.”

Grupo Genan – Relatório e Contas de 2022: Volume de negócios recorde – elevados preços da energia limitam os lucros

Genan quote icon

O maior reciclador mundial de pneus, a empresa ambiental dinamarquesa Genan, alcançou uma faturação recorde superior a 62 milhões de euros no ano passado, representando um aumento de 4.6% em comparação com o ano anterior. Porém, os lucros de cerca de 3.5 milhões de euros em 2021 caíram para 1.5 milhões de euros em 2022 – sobretudo devido aos altos preços do custo da energia e dos transportes.

Leia o comunicado de imprensa completo ou o nosso relatório anual de contas 2022.

Novo Gestor de Desenvolvimento de Aplicações

Aumentando a equipa pela segunda vez este ano, a Genan dá as boas-vindas a Michael Christensen, enquanto Gestor de Desenvolvimento de Aplicações a partir de 01 de fevereiro de 2023.

“Como Gestor de Desenvolvimento de Aplicações, Michael Christensen será o elo entre as Equipas de Vendas, Inovação e Marketing – e cooperará também de forma próxima com os departamentos de Produção e Qualidade. Esta função requer experiência e conhecimento de produto e os vários anos de Michael na indústria fazem dele a escolha perfeita. Com vários projetos de inovação a decorrer, o seu alto conhecimento em negócio e produto será essencial para o futuro desenvolvimento destes mesmos projetos”, diz Thomas Ballegaard, CCO do Grupo.

Michael Christensen vive na Dinamarca e, essencialmente, trabalhará a partir do seu escritório na fábrica de Viborg.  Com mais de 40 anos de experiência em reciclagem de pneus e borracha, Michael traz com ele competências e conhecimentos especializados, que irão dar suporte a todas as equipas da Organização Genan.

“Estou orgulhoso e contente por ter a oportunidade de fazer parte da equipa Genan. Conheço a empresa desde o início dos anos 90 e sei porque princípios a mesma se rege. Sendo a reciclagem e a sustentabilidade uma paixão minha, esta função enquanto Gestor de Desenvolvimento de Aplicações encaixa na perfeição”, comenta Michael com grande entusiasmo.

Michael passou os últimos 25 anos da sua carreira a trabalhar na indústria da borracha, com foco na reciclagem – e produção de granulado – a partir de pneus em fim de vida por toda a Europa.  Através do seu trabalho, conseguiu construir uma rede de contactos em várias indústrias – uma rede com conhecimentos-chave e critério, no que se refere ao desenvolvimento de novas aplicações a partir de borracha reciclada.

“O meu programa de integração tem sido fantástico e estou ansioso por trabalhar, quer com os colegas, quer com clientes da área de inovação e desenvolvimento. Espero conseguir dar suporte a toda a equipa Genan das várias fábricas, contribuindo com o meu conhecimento, rede de contactos e experiência”, termina Michael Christensen.

Novo Key Account Manager para a Europa Central

A Genan amplifica a sua equipa de vendas ao contratar Eduard Vogt como novo Key Account Manager – tendo este iniciado funções a 01 de janeiro de 2023.

“Já procurávamos há algum tempo um Key Account Manager para a Alemanha, Áustria e Suíça – e a espera valeu a pena. Era muito importante para a Genan encontrar a pessoa certa para gerir as nossas grandes contas de clientes – e agora encontrámos. Com experiência criteriosa e com um espírito inquisitivo, Eduard Vogt é o match perfeito para a nossa equipa – e para os nossos clientes“, refere Thomas Ballegaard, CCO do Grupo Genan.

Eduard Vogt vive na Alemanha e tem vários anos de experiência na indústria automóvel. Agora, deu início a um novo capítulo na sua carreira profissional, estando expectante por nutrir relações já existentes, mas também novas relações, focando-se nas necessidades e interesses dos clientes Genan.

“Estou muito satisfeito por fazer parte da família Genan. Sou muito dedicado a construir relações próximas com os clientes e é um privilégio para mim oferecer os meus serviços aos clientes Genan da Europa Central”, comenta Eduard.

“Após mais de seis anos de experiência em vendas no mercado automóvel, espero trazer valor acrescentado e novas oportunidades de negócio à Genan – fazendo uso dos conhecimentos e da significativa rede de contactos que estabeleci na indústria automóvel”.

E como grandes relações trazem grandes decisões, juntar-se a uma empresa com uma “agenda ambiental” foi um fator decisivo para o novo Key Account Manager, no momento de decidir o próximo passo no seu caminho profissional.

“É aliciante ver que, na Genan, sustentabilidade não é apenas um chavão. É sim o coração do modelo de negócio e pode ser encontrada em tudo que fazemos. Faremos a diferença neste mundo – um pneu de cada vez”, termina Eduard com um sorriso.

Comunicado da UE lança o debate sobre a dispersão dos microplásticos provenientes de campos de relvado artificial com enchimento de granulados de borracha

A Comissão Europeia deu início ao debate político sobre a utilização de granulados de borracha nos campos com relvado artificial. Durante o processo anterior à recomendação da Comissão, foi solicitado a diferentes comités da Agência Europeia de Produtos Químicos (ECHA) para fornecerem os seus pareceres, incluindo o RAC (Comité de Avaliação de Risco), recomendando a proibição total do uso de granulado de borracha, com um período de transição de 6 anos, e o SEAC (Comité de Análise Socioeconómica), que além da proibição, propôs como a alternativa a instalação de medidas de Gestão de Risco (RMM) nos relvados para evitar a disseminação para áreas onde tal dispersão não é bem-vinda. O SEAC considerou que, se a dispersão pudesse ser mantida abaixo de 7g/m2 (aproximada-mente 50kg por campos de relvado de 11) anualmente, esta poderia ser uma alternativa segura, tendo em consideração os benefícios dos campos – tais como, a jogabilidade durante o ano inteiro, excelentes propriedades de jogo e, portanto, um efeito positivo na saúde pública.

As RMM mais importantes e eficazes são, antes e acima de tudo, a instalação de barreiras ao longo do perímetro de campo, assim como de grades nas áreas de saída, onde o granulado de borracha cai automaticamente dos calçados e roupas. Essas medidas preventivas podem manter a dispersão dos campos em níveis mínimos de apenas alguns quilos por ano. Para o efeito, foi elaborada uma recomendação do CEN europeu.

A Comissão da UE avançou agora com uma proposta para a proibição total do uso de granulado de borracha em campos de relva artificial – com um período de adaptação de 6 anos. O assunto agora será analisado no sistema político, envolvendo tanto os estados membros quanto o Parlamento da UE. As principais partes interessadas, como as organizações futebolísticas – organizações nacionais, bem como a UEFA Paneuropeia – irão, consequentemente, nos próximos meses, talvez anos, dar as suas contribuições. O mesmo acontecerá com a indústria da reciclagem tanto a nível europeu (EuRIC) quanto a nível nacional, bem como aqueles que trabalham com a economia circular de pneus na prática – tal como nós, da Genan. Este processo adicional pode resultar na adoção da proposta atual, na rejeição da mesma ou na adoção de uma proposta alterada. É difícil prever quanto tempo levará este processo político. Mas será um processo abrangente – em termos de carga de trabalho e tempo.

A posição da Genan é clara. Seria absolutamente inconcebível inibir um bom mercado de vendas de produtos reciclados, quando a tecnologia existente tem capacidade para limitar a dispersão a mínimos absolutos. A incineração, em vez da reciclagem, do material seria a solução para aproximadamente 500 mil toneladas de pneus só na UE – um gigantesco retrocesso para a economia circular. A possibilidade de instalar campos de relva artificial de alto desempenho em, por exemplo, cidades já com pouco espaço para desportos, deteriorar-se-ia drasticamente, o que teria consequências tanto para a saúde pública, como para a prevenção do crime e para o bem-estar físico. Prejudicar-se-iam, também, as finanças dos departamentos de desporto e cultura das autoridades locais, pois as soluções alternativas são muito mais caras e, simultaneamente, piores. E, por último, com a emissão de mais 350 mil toneladas extras de CO2 anualmente somente na UE, as contas climáticas sofreriam, uma vez que a incineração em fornos de cimento – ou a respetiva exportação – seriam as únicas opções viáveis para os pneus que não poderiam mais ser reciclados para uso em campos de relva artificial na UE.

Estimativas da UEFA:

  • Existência de 42000 camposde relva artificial na Europa
  • 000 desses campos serão afetados por esta proposta atual da Comissão
  • O preço médio para a reconstrução do campo (conversão do campo para uma tecnologia alternativa) rondaria perto de 300.000 €
  • A proposta da Comissão imporia um custo adicional de, aproximadamente, 8,5 mil milhões de euros ao futebol europeu

Na Dinamarca, estima-se que existam 380 campos de relva artificial, e cerca de 300 desses têm granulado de borracha como material de enchimento. Caso a proposta da Comissão seja adotada na sua forma atual, é provável que, com o tempo, isso custe aos proprietários de campos dinamarqueses entre 500 e 750 milhões de coroas Dinamarquesas – apenas para a reconstrução dos campos. Se, em vez disso, a UE adotar Medidas de Gestão de Risco (RMM), como a solução para limitar a dispersão do granulado de borracha – para áreas onde tal dispersão é indesejada – a um mínimo absoluto, então o custo total a ser suportado pelos proprietários de campos dinamarqueses provavelmente será de cerca de 50-100 milhões de coroas dinamarquesas. Os mais recentes resultados preliminares do Teknologisk Institut (Instituto Tecnológico Dinamarquês), resultantes de um projeto de investigação e desenvolvimento para o município para o município de Silkeborg e para a Federação Dinamarquesa de Futebol (DBU) indicam que, com meios simples, a dispersão do granulado de borracha pode ser reduzida a um nível marginal. Para mais informações, consulte a seguinte hiperligação.

A Genan mantê-lo-á informado e atualizado em relação ao processo político relacionado a esta iniciativa.

Encontre a nossa secção de Perguntas & Respostas sobre o tópico, aqui.

CERTIFICAÇÕES GLOBAIS ISO

Como parte da nossa estratégia, de trabalhar com determinação e sistematicamente nas áreas de Qualidade, Ambiente, Saúde & Segurança e Gestão de Energia, seguimos com detalhe as linhas de orientação das quatro normas internacionais: ISO 9001 (Sistema de Gestão da Qualidade), ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental), ISO 45001 (Sistema de Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional) e ISO 50001 (Sistema de Gestão de Energia).

Graças aos conhecimentos de excelência partilhados entre fábricas e aos esforços determinantes de todos os colaboradores em todas as localizações, foi-nos possível conseguir certificações válidas para as nossas seis fábricas de reciclagem. Em dezembro de 2021, todas as fábricas foram auditadas pela entidade GUTcert – podemos agora, com orgulho, informar o resultado: quatro certificações ISO independentes, cada uma com referência às seis fábricas.

Estes quatro certificados ISO ilustram os requisitos de alto nível que impomos a nós mesmos, no que toca à qualidade, à segurança no local de trabalho, à responsabilidade ambiental, mas também no que se refere à gestão de energia, para que possamos ser mais eficientes em todas as fábricas Genan – em busca de um futuro sustentável.

Encontre os certificados aqui.

Relatório e Contas de 2021: Volume de negócios recorde do grupo Genan num ano desafiante

Genan quote icon

No ano passado, a empresa ambiental Genan, de propriedade dinamarquesa mas internacional, atingiu um volume de negócios recorde de 60 milhões de euros. O ano passado caracterizou-se pelo aumento dos preços do material, frete e energia, que – no caso da Genan – têm tanto um impacto positivo como negativo. Globalmente, o grupo Genan emerge mais forte após um ano, distinguindo-se também por uma mudança de propriedade – com a Maj Invest Equity como novo acionista maioritário.

Leia o comunicado de imprensa completo ou o nosso relatório anual de contas 2021.

Genan SCAN4DATA

Para fortalecer os valores da nossa empresa – Transparência, Qualidade e Inovação – apresentamos a nova aplicação Genan SCAN4DATA.

Verifica-se atualmente uma crescente procura de documentação e certificados de origem, pelas várias entidades com quem a Genan se relaciona – como clientes, entidades públicas, organizações ambientais, etc. Por este motivo, lançámos a aplicação Genan SCAN4DATA, uma ferramenta inovadora que providencia total transparência nos resultados de qualidade dos produtos Genan.

Através da leitura dos códigos QR presentes nos Big Bags recebidos, a aplicação permite aceder a toda a informação técnica do produto, como Ficha Técnica, Ficha de Dados de Segurança e Análises Granulométricas – pode também aceder aos resultados de qualidade do laboratório da Genan mas também de laboratórios externos. Toda a informação é apresentada no ecrã, estando também disponível para download.

Para aceder à aplicação basta seguir o seguinte link no seu telefone ou tablet: https://scan.genan.com/

A fábrica da Genan em Oranienburg está de novo operacional

Temos o prazer de anunciar que os bombeiros já na noite de quinta-feira, 31.03.2022, controlaram o incêndio em todas as cinco pilhas de pneus  na nossa fábrica de Oranienburg.

A nossa produção já foi reiniciada na tarde de quinta-feira, e a partir de hoje sexta-feira, 01.04.2022, os nossos clientes podem novamente entregar pneus e recolher mercadoria.

Pilhas de pneus em chamas no armazém exterior da fábrica da Genan em Oranienburg

Na quarta-feira à noite, 30 de Março de 2022, por volta das 22.35 horas, um dos nossos colaboradores da produção da fábrica em Oranienburg, Alemanha, reparou que 5 pilhas de pneus em diferentes locais das nossas instalações ao ar livre estavam a arder.

Um grande número de bombeiros esteve no local durante toda a noite e ainda estão a combater os incêndios; no entanto, todos os incêndios estão sob controlo, e ninguém sofreu qualquer ferimento.

Felizmente, os nossos edifícios não se incendiaram; mas, por razões de segurança, a produção foi imediatamente encerrada, quando os incêndios foram descobertos ao fim da noite de quarta-feira.

Hoje, quinta-feira 31 de Março de 2022, a fábrica de  Oranienburg está encerrada para a receção de pneus, bem como para a recolha de mercadorias.

Acompanhamos de perto a situação, mas da forma como ela se apresenta agora, esperamos que as operações voltem ao normal a partir de amanhã, sexta-feira, 1 de Abril de 2022.

Atualizaremos esta declaração assim que recebermos mais informações. Esperamos que os bombeiros continuem o seu trabalho ao longo do dia, e subsequentemente, aguardaremos pela investigação levada a cabo pelas autoridades para determinar a causa dos incêndios.

Gostaríamos de expressar a nossa gratidão aos bombeiros pelos seus esforços para apagar os incêndios – e aos nossos colegas em Oranienburg por terem agido com rapidez e segurança quando o incêndio deflagrou, e por estarem a auxiliar os bombeiros.

1 2