info@genan.com

Genan introduz sobretaxa energética

– a economia circular também requer energia

Tal como tantas outras empresas a nível mundial, em 2021 a Genan foi afetada pelo aumento dos preços da energia. Para honrar os nossos compromissos, absorvemos esses custos em 2021; contudo, infelizmente, não poderemos prosseguir deste modo em 2022.

Se a subida vertiginosa dos preços da eletricidade se refletisse no nosso ajuste anual de preços, teríamos de os aumentar consideravelmente, tendo em conta a atual conjuntura. Estes ajustes de preços seriam desproporcionais relativamente ao nível de custo, se os gastos com a eletricidade voltassem a normalizar. Tal situação, na nossa opinião, não seria justificável para os nossos clientes. No entanto, o problema é que não sabemos quando é que voltará tudo ao normal.

Pelo bem dos nossos clientes, decidimos, então, manter os custos energéticos separados do cálculo do nosso ajuste de preço anual para 2022 – o qual irá, consequentemente, incluir tudo exceto a energia.

Como alternativa, introduziremos uma sobretaxa energética variável, a qual seguirá de forma mais transparente, os índices específicos em relação à energia do país em questão, e a qual será ajustada mensalmente. Esperamos, deste modo, estabelecer um maior grau de transparência e flexibilidade para os nossos clientes – e aguardamos a possibilidade de poder eliminar a sobretaxa novamente, assim que os preços da energia baixem e estabilizem.

Cálculo da sobretaxa de energia da Genan

Quando entrega pneus em fim de vida (ELT) na Genan para reciclagem, a Genan – até que os preços da energia normalizem e estabilizem – cobrará uma sobretaxa de energia por tonelada de ELT entregue. Esta sobretaxa de energia será reajustada mensalmente – e é calculada como uma média com base nos preços spot da energia registados no mês anterior e no país em questão.

Abaixo, pode ver como foi, durante o ano passado, a evolução da sobretaxa de energia da Genan.

Preços spot de energia apara cada fábrica Genan na Europa