genan@genan.eu

Breve Descrição do Projeto More Clean Materials

O projeto More Clean Materials destina-se ao aumento da capacidade produtiva e à criação de condições no processo produtivo para atingir níveis inéditos de pureza na desagregação dos materiais que compõem os pneus, a principal matéria-prima da Genan. O investimento destina-se ao aumento da capacidade produtiva da sua fábrica de Ovar, e assenta na introdução no mercado nacional de um processo produtivo inovador que permitirá a separação dos materiais que compõem os pneus borracha, têxtil e aço, com um nível de pureza e homogeneidade muito superior ao atualmente possível.

Esta inovação do processo será alavancada pela aquisição de equipamentos produtivos com tecnologia de última geração que irão permitir alcançar melhorias significativas na produção, com ganhos de eficiência e de sustentabilidade face aos atuais processos de fabrico.

Os investimentos que sustentam o projeto irão culminar num aumento da capacidade de produção anual da Genan de 24.000 ton/ano para 32.000 ton/ano, baseado numa operação anual de 48 semanas, 6dias/semana, 24h/dia.

Num ambiente onde as “fábricas inteligentes” se afirmam como o futuro das unidades industriais, e procurando atingir a maximização da informatização e da digitalização do seu processo produtivo, a Genan objetivou, no âmbito do presente projeto, a implementação de equipamentos que permitam a definição, monitorização e controlo de todas as fases do seu processo produtivo. Neste sentido, é assim expectável que todos os equipamentos e acessórios a implementar sejam dotados e equipados com tecnologia específica que permita a sua conexão integrada com o programa de gestão da produção DCS previsto. Em concreto, destaca-se a aquisição de software desenhado à medida da operação da Genan e de hardware específico para a sala de controlo do processo, estações de controle remoto, entre outros módulos complementares.
Deste modo, o plano de investimentos contemplado no âmbito do projeto “More Clean Materials” visa uma forte aposta na inovação tecnológica, em particular em automação, permitindo assim reduzir a intensidade do fator trabalho, delegando tarefas mais nobres e de maior valor acrescentado nos trabalhadores.
De facto, considerando os investimentos em automação preconizados no presente projeto, é notória a redução da intervenção humana numa parte significativa do processo produtivo da Genan, tornando o mesmo mais automatizado e mais inteligente.