genan@genan.eu

Meio ambiente

Cradle to cradle

Clima

Qualidade

Avaliação do Ciclo de Vida (ACV)

Saúde e segurança

GENANVENDELSE
– SIGNIFICA RECICLAGEM EM DINAMARQUÊS“

Os pneus são feitos de borracha, aço e fibras têxteis. A qualidade dos pneus é crucial para a segurança no trânsito e, assim, os fabricantes de pneus usam apenas as melhores matérias-primas na sua produção.

Durante décadas, os pneus foram simplesmente deixados em aterros no fim da sua vida útil, uma solução de eliminação muito insustentável, que infelizmente ainda é largamente utilizada em todo o mundo. Mais tarde, o teor energético dos pneus em fim de vida era recuperado através da incineração em, por exemplo, fornos de cimento. Este foi claramente um passo à frente em comparação com os aterros, mas as boas matérias-primas eram destruídas e apenas uma pequena parte da energia originalmente investida na produção de um pneu era recuperada.

A solução mais sustentável é a reciclagem de materiais, onde os pneus em fim de vida são processados em novas matérias-primas de alta qualidade para a substituição de borracha e aço virgens.

Uma solução só é verdadeiramente sustentável se você puder documentar um impacto positivo no clima; se não houver implicações negativas para o meio ambiente; se não houver riscos para a saúde relacionados com a utilização de materiais reciclados; e se a qualidade dos materiais reciclados for tão alta que o público e a indústria estejam preparados para utilizá-los como substitutos de materiais virgens.

Os pneus são fabricados com recursos limitados. No futuro, o fornecimento de aço virgem será limitado. A produção de borracha natural envolve o desflorestação das florestas tropicais, levando à falta de diversidade biológica. As florestas tropicais absorvem mais CO2 do que as plantações de borracha e, quando as florestas tropicais são desflorestadas em detrimento de novas plantações de borracha, menos CO2 é assim absorvido da atmosfera. A reciclagem de material é, por isso, fundamental.