genan@genan.eu

A hierarquia de resíduos

Como é que uma sociedade responsável trata os resíduos da maneira mais sustentável, quer sejam resíduos de plástico, eletrónicos, material orgânico ou pneus?

A maneira mais comum de ilustrar isto é através da hierarquia de resíduos, que consiste em 5 opções de gestão de resíduos que vão da forma mais benéfica à menos benéfica .

A melhor solução, redução, consiste em evitar resíduos o mais possível, reduzindo o consumo. Em termos de pneus, isto implicaria uma redução do tráfego de veículos. Com o atual crescimento económico global, especialmente fora da UE e dos EUA, esta opção não parece muito viável num futuro próximo.

A segunda melhor opção seria reutilizar, total ou parcialmente, como fazemos com garrafas de vidro. Em termos de pneus, isto é chamado de recauchutagem. – É colocado um novo piso de borracha na parte interna do pneu, na carcaça; e, desta forma, o pneu ganha uma nova vida. A recauchutagem só pode ser feita algumas vezes, dependendo da qualidade da carcaça e, no fim, o pneu terá de ir para a sucata quando a carcaça estiver desgasta.

A terceira melhor opção, de acordo com a hierarquia de resíduos, é separar e reciclar os materiais originais. Em relação aos pneus, estes materiais são borracha, aço e têxtil. Este processo de separação é o que acontece numa fábrica da Genan, e o material reciclado será usado para evitar a produção de borracha e aço virgens novos.

A quarta melhor opção é usar o material para recuperação de energia. Isto não é tão sustentável como a reciclagem de materiais, uma vez que o produto será destruído e apenas uma parte da energia originalmente investida na produção do produto será recuperada. Os pneus são largamente utilizados para recuperação de energia em fornos de cimento. A isto chama-se coincineração.

O aterro é a pior escolha possível. No entanto, esta ainda é uma prática comum em muitas partes do mundo. O aterro de pneus é uma solução particularmente má, isto porque ocupam muito espaço, não são biodegradáveis e dão origem a um solo fértil para a reprodução de insetos e vermes. Na UE, os aterros de pneus são proibidos desde 2003.

A hierarquia de resíduos faz parte da legislação da UE, Diretiva 2008/98, e também está prestes a ser implementada como legislação ambiental noutras partes do mundo. É uma obrigação dos estados membros da UE procurar soluções de eliminação de resíduos quanto mais altas possível na hierarquia. A ferramenta científica usada para medir o impacto de diferentes soluções de eliminação de resíduos é denominada Avaliação do Ciclo de Vida (ACV).