genan@genan.eu

Na relva sintética típica, os granulados de borracha da Genan são usados para a camada de infill (granulado de borracha GENAN FINE, GENAN FINE/MIX ou GENAN MEDIUM) e para o fabrico da base elástica (granulado de borracha GENAN COARSE, GENAN SUPER COARSE ou GENAN ULTRA COARSE), independentemente de ser construído no local (in situ) ou de tapetes pré-fabricados.

Os campos de relva sintética são totalmente aceites pelas principais organizações de futebol FIFA e UEFA e hoje em dia são oficialmente permitidos para usar em todos os níveis, incluindo a Liga dos Campeões e o Campeonato do Mundo.

 

 

Infill

O INFILL É O FATOR MAIS IMPORTANTE QUE INFLUENCIA O COMPORTAMENTO DA BOLA NA SUPERFÍCIE DO CAMPO
Embora o infill represente apenas uma parcela menor dos custos totais de um projeto completo de relva sintética, é possivelmente o elemento mais importante. A qualidade do infill é fundamental para satisfazer os critérios de desempenho do campo e, por isso, é um elemento extremamente importante para a imagem e perceção da superfície do campo.

O INFILL MELHORA A RECUPERAÇÃO DE BOLA E CARACTERÍSTICAS DE CORRIDA
Para assegurar um ótimo comportamento da bola, o tamanho dos granulados de borracha não deve ser muito fino nem muito grosso. Se o infill for muito fino, irá compactar e a superfície de jogo não será suficientemente elástica. Se o infill for muito grosso, irá absorver muita energia da bola, resultando em baixo desempenho de ressalto e o saltitar da bola no campo. Para satisfazer todos os requisitos especiais, a Genan oferece três tamanhos diferentes de infill: GENAN FINE, GENAN FINE/MIX e GENAN MEDIUM.

MANUTENÇÃO
Para manter as melhores características de um campo sintético, deve ser adicionado infill de tempos a tempos. Esta manutenção regular é de baixo custo, e extremamente económica a longo prazo. A elasticidade, a resistência a intempéries e as propriedades de envelhecimento extremamente boas do campo são mantidas e o comportamento da bola continua excelente.

 

 

 

 

Shockpad

Um shockpad é uma sub-base elástica, também conhecida como base elástica, com elasticidade e absorsora de impacto a longo prazo. É usado por baixo do tapete em alguns sistemas de relva sintética. A base elástica/shockpad é fabricada a partir de granulado de borracha e ligante de poliuretano. A Genan oferece granulado de borracha para sub-bases em três tamanhos padrão: GENAN COARSE, GENAN SUPER COARSE e GENAN ULTRA COARSE.

Existem duas formas principais de fazer a base elástica. Pode ser construída no local (in situ), onde os grânulos de borracha são misturados com ligante de 8 a 12% de poliuretano, ou pode ser fabricada a partir de tapetes de borracha pré-moldados. Em ambas as aplicações, é utilizado o granulado de borracha de alta qualidade da Genan.

A BORRACHA DE PNEUS EM FIM DE VIDA É IDEAL PARA BASES ELÁSTICAS

O granulado de borracha da Genan é um material de qualidade superior utilizado para bases elásticas, uma vez que as propriedades elásticas da borracha de pneus em fim de vida são as melhores disponíveis no mercado. Várias décadas de investigação realizada pela indústria de pneus deram origem ao desenvolvimento de um material elástico duradouro, extremamente adequado para este fim específico.

Perguntas frequentes sobre relva sintética

Os jogadores de futebol podem sofrer queimaduras, se fizerem “carrinhos”?

As queimaduras na pele foram um grande problema nas duas primeiras gerações de relva sintética, mas com a tecnologia de relva de 3.ª geração, e com o sistema certo e construído corretamente, as queimaduras da pele deixaram de ser um problema.

Os jogadores de futebol podem arranhar-se com o aço de infill?

Não, o infill da Genan é limpo e não contém resíduos de aço.

Existe risco de contaminação da água devido a campos de relva sintética?

Um estudo recente internacional realizado pelo Instituto Tecnológico Dinamarquês (DTI) estima que a descarga anual para o ambiente aquático é de 2,5 a 36 kg por campo por ano. Seguindo as orientações de melhores práticas em design do campo, manutenção, bem como comportamento/rotinas e hábitos de jogadores e pessoal de manutenção, estas quantidades limitadas podem ser reduzidas a quase nada.

Como deve ser concebido, usado e mantido um campo de relva sintética, para evitar a passagem de infill para o meio ambiente?

A Genan recomenda a instalação de barreiras/painéis de vedação em volta de campos de relva sintética, bem como “áreas de captura” com tapetes especiais nos quatro lados. Os campos devem ser vedados adequadamente, com apenas algumas entradas, e cada entrada deve ter uma área de saída de limpeza, onde os jogadores são obrigados a tirar a roupa e esvaziar as sapatilhas. Em relação à manutenção do campo, têm de ser usadas escovas especiais exclusivamente para este fim.

 

O RESSALTO DE BOLA É O MESMO QUE NUM RELVADO NATURAL?

A especificação de relva sintétic é composta para simular exatamente o mesmo ressalto que no relvado natural.

A BOLA ROLA MAIS RAPIDAMENTE OU MAIS LENTAMENTE NUM CAMPO DE RELVA SINTÉTICA?

A maioria dos jogadores de futebol afirma que a velocidade da bola é a mesma; no entanto, alguns jogadores afirmam que a bola rola um pouco mais rapidamente em relva sintética.

Porque motivo a FIFA incluiu relva sintética nas suas recomendações?

A relva sintética é uma solução económica, porque pode ser muito mais utilizada do que a relva natural. Pode-se jogar nela durante todo o ano, independentemente das condições climatéricas, e os campos não precisam de descansar entre os jogos como acontece nos campos de relva natural para proteger a relva. Os custos de manutenção são muito mais baixos que os de relva natural, e a dependência de recursos naturais, como água, são geralmente inexistentes.
Outra questão muito importante para a FIFA é o desenvolvimento de bom futebol no terceiro mundo. Nos países em vias de desenvolvimento, geralmente não existem recursos suficientes para manter a relva natural, devido ao consumo de água e outros custos de manutenção, mas a relva sintética abre as portas ao desenvolvimento de muitos jovens talentos em países pobres.

Pode-se jogar o ano todo em relva artificial?

Sim, o único requisito é remover a neve, se houver. Siga as instruções de manutenção do fabricante da relva em questão.

QUAIS OS CUSTOS DE MANUTENÇÃO DE UM CAMPO DE RELVA SINTÉTICA EM COMPARAÇÃO COM UM CAMPO DE RELVA NATURAL?

A resposta a esta pergunta varia muito, dependendo da geografia em questão. Como regra geral, a poupança com relva sintética aumenta quanto mais extremas forem as condições climatéricas. Em áreas muito frias e muito secas, a poupança é enorme, no entanto, a poupança é considerável, independentemente da localização.

É VERDADE QUE A BOLA E OS JOGADORES SE SUJAM AO JOGAR EM RELVADO SINTÉTICO?

Não, isso não acontece se for utilizado o infill da Genan, isto porque o infill da Genan não contém praticamente nenhuma poeira.

JOGAR EM RELVA SINTÉTICA QUE CONTENHA INFILL DE BORRACHA IMPLICA UM RISCO ELEVADO PARA A SAÚDE?

Inúmeros estudos científicos, antigos e recentes, estabeleceram que o infill de borracha fabricado com pneus em fim de vida não representa nenhum risco elevado para a saúde. Em fevereiro de 2017, a Agência Europeia dos Produtos Químicos publicou os seus resultados num novo estudo abrangente. A ECHA “não encontrou motivos para aconselhar as pessoas a não praticar desporto em relvados sintéticos que contenham granulados de borracha reciclada como material de infill”. Este conselho baseia-se na avaliação da ECHA “de que existe um nível de preocupação muito baixo com a exposição a substâncias encontradas nos granulados”.

É FUNDAMENTAL MANTER O ENCHIMENTO DE BORRACHA NO CAMPO

A bem do meio ambiente – e para reduzir o máximo possível a necessidade de recarga de granulado – os campos de relva sintética devem ser construídos e mantidos de forma a garantir que os grãos de borracha ficam no campo.

Como a sustentabilidade e o meio ambiente são demasiado importantes para a Genan, criamos três manuais diferentes com as nossas recomendações para:

• maximizar a construção e instalação de campos de relva sintética,
• maximizar a manutenção de campos de relva sintética, e
• comportamento adequado e responsável dentro e na proximidade de campos de relva sintética.

A Genan também elaborou um pequeno vídeo expondo os prós e contras sobre os revestimentos de borracha reciclada para relva sintética.

As recomendações da Genan baseiam-se em relatórios científicos recentes – assim como no senso comum e na preocupação com o meio ambiente.

Se um campo de relva sintética for construído, mantido e utilizado de acordo com estes manuais, a disseminação dos diferentes tipos de microplásticos do relvado para o meio ambiente pode ser reduzido em até 100 g por ano.

A PROMOVER UM FUTURO SUSTENTÁVEL

É essencial manter os granulados de borracha no campo de relva sintética! Para o bem da natureza – e também para reduzir ao máximo possível a necessidade de recarga de granulado.

Felizmente, pequenas medidas fazem uma grande diferença – e todos podemos fazer algo!

Assista a este vídeo para conhecer as recomendações da Genan – por um futuro sustentável…

A EXPERIÊNCIA SUECA

Na Suécia, vários jogadores uniram forças para colaborar em uma pesquisa e construíram um campo de referência – Bergaviks IP – feito como um sistema fechado com medidas preventivas, filtros, etc.

Assista a este vídeo e ouça a explicação dos participantes sobre o conceito – e role para baixo (scroll down) para transferir o relatório de Ecoloop sobre este projeto.

A IMPORTÂNCIA DO ENCHIMENTO DE BORRACHA

O enchimento é o fator que mais influencia o comportamento da bola na superfície de jogo de um campo de relva sintética.

A qualidade do enchimento é crucial para cumprir os critérios de desempenho de um campo de relva sintética – e é, assim, um elemento muito importante para a imagem e perceção da superfície de jogo.

Atualmente, o enchimento de borracha é o tipo de enchimento que garante as características de rolamento e ressalto da bola com maior semelhança à relva natural.

Com o passar do tempo, à medida que os grãos vão ficando compactos, o enchimento desse ser complementado, com regularidade, para garantir o desempenho máximo do campo. Contudo, a manutenção adequada e regular do campo, ao varrer/ escovar, irá reduzir a necessidade de recarga para um mínimo absoluto – sendo, portanto, essencial.

Os campos devem também ser construídos com gradeamento ao redor adequado, para manter o enchimento em campo, e os jogadores devem escovar as roupas e esvaziar o calçado antes de sair de campo.

INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO ACONSELHADA

TRANSFIRA OS 3 GUIAS SIMPLES DA GENAN PARA A INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE
– ASSIM COMO SOBRE O COMPORTAMENTO NA PROXIMIDADE DE – CAMPOS DE RELVA SINTÉTICA:

icon_balance_gradient
DOWNLOAD

Construção de um Campo de Relva sintética (inglês)

icon_balance_gradient
DOWNLOAD

Manutenção de um Campo de Relva sintética com Enchimento de Borracha (inglês)

icon_balance_gradient
DOWNLOAD

Comportamento Responsável em Relva sintética (inglês)

TRANSFIRA A FICHA TÉCNICA DA GENAN SOBRE A APLICAÇÃO DE GRANULADO DE BORRACHA PARA CAMPOS DE RELVA SINTÉTICA NA DINAMARCA:

icon_balance_gradient
DOWNLOAD

Ficha técnica sobre a Aplicação de Granulado de Borracha para Campos de Relva sintética na Dinamarca (inglês)

DOWNLOAD DE CARTA DE INFORMAÇÃO DA GENAN SOBRE O PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO RELACIONADO COM A PROPOSTA DE RESTRIÇÃO DA ECHA PARA MICROPLÁSTICOS INTENCIONALMENTE ADICIONADOS:

icon_balance_gradient
DOWNLOAD

Carta de Informação sobre o processo de tomada de decisão relacionado com a proposta de restrição da ECHA para Microplásticos intencionalmente adicionados

NECESSITA DE MAIS AJUDA OU INSPIRAÇÃO?
POR FAVOR, NÃO HESITE EM ENTRAR EM CONTACTO COM A NOSSA EQUIPA DE SUPORTE TÉCNICO ÀS VENDAS.

TRANSFIRA OS RELATÓRIOS CIENTÍFICOS RECENTES

icon_balance_gradient
DOWNLOAD

Balanço de massas de granulado de borracha provenientes de campos de relva sintética, com foco na descarga para o meio ambiente aquático (inglês)

icon_balance_gradient
DOWNLOAD

Dispersão de microplásticos de um campo de relva sintética moderno com medidas preventivas – Relatório (inglês)

icon_balance_gradient
DOWNLOAD

Dispersão de microplásticos em Bergavik IP, Kalmar – Anexos (inglês)

icon_balance_gradient
DOWNLOAD

Âmbito e plano de projeto para teste de laboratório e de campo da eficácia do CEN TR-17519: 2020 Medidas de Gestão de Risco (RMM) no enchimento de relvado sintético com granulado em instalações desportivas (inglês)

icon_balance_gradient
DOWNLOAD

Compreender os efeitos da manutenção por descompactação no estado de enchimento e desempenho dos campos de relva sintética de terceira geração