O que é relva artificial?
A relva artificial ou sintética na forma de tapete (fios sintéticos ) com os seus filamentos suportados por material de enchimento – normalmente granulado de borracha feito de pneus reciclados em fim de vida (ELT). O enchimento de borracha garante um comportamento da bola comparável ao da relva natural – o seu efeito de absorção de choque ajuda a proteger os jogadores de lesões.
Por que escolher relva sintética em vez de relva natural?
Os campos de relva sintética são usados para o futebol, basebol, lacrosse e rugby. Campos em relva artificial tem a vantagem de se poder jogar neles durante todo o dia, durante todo o ano. A relva sintética é menos afetada pelo desgaste e a manutenção é limitada, em comparação com os esforços necessários para manter um campo de relva natural em boa forma.
Os jogadores de futebol podem sofrer queimaduras, se fizerem “carrinhos”?
As queimaduras na pele foram um grande problema nas duas primeiras gerações de relva sintética, mas com a tecnologia de relva de 3.ª geração, e com o sistema certo e construído corretamente, as queimaduras da pele deixaram de ser um problema.
Os jogadores de futebol podem arranhar-se com o aço de infill?
Não, o infill da Genan é limpo e não contém resíduos de aço.
Existe risco de contaminação da água devido a campos de relva sintética?
Um estudo recente internacional realizado pelo Instituto Tecnológico Dinamarquês (DTI) estima que a descarga anual para o ambiente aquático é de 2,5 a 36 kg por campo por ano. Seguindo as orientações de melhores práticas em design do campo, manutenção, bem como comportamento/rotinas e hábitos de jogadores e pessoal de manutenção, estas quantidades limitadas podem ser reduzidas a quase nada.
Como deve ser concebido, usado e mantido um campo de relva sintética, para evitar a passagem de infill para o meio ambiente?
A Genan recomenda a instalação de barreiras/painéis de vedação em volta de campos de relva sintética, bem como “áreas de captura” com tapetes especiais nos quatro lados. Os campos devem ser vedados adequadamente, com apenas algumas entradas, e cada entrada deve ter uma área de saída de limpeza, onde os jogadores são obrigados a tirar a roupa e esvaziar as sapatilhas. Em relação à manutenção do campo, têm de ser usadas escovas especiais exclusivamente para este fim.
O RESSALTO DE BOLA É O MESMO QUE NUM RELVADO NATURAL?
A especificação de relva sintética é composta para simular exatamente o mesmo ressalto que no relvado natural.
A BOLA ROLA MAIS RAPIDAMENTE OU MAIS LENTAMENTE NUM CAMPO DE RELVA SINTÉTICA?
A maioria dos jogadores de futebol afirma que a velocidade da bola é a mesma; no entanto, alguns jogadores afirmam que a bola rola um pouco mais rapidamente em relva sintética.
Porque motivo a FIFA incluiu relva sintética nas suas recomendações?
A relva sintética é uma solução económica, porque pode ser muito mais utilizada do que a relva natural. Pode-se jogar nela durante todo o ano, independentemente das condições climatéricas, e os campos não precisam de descansar entre os jogos como acontece nos campos de relva natural para proteger a relva. Os custos de manutenção são muito mais baixos que os de relva natural, e a dependência de recursos naturais, como água, são geralmente inexistentes.
Outra questão muito importante para a FIFA é o desenvolvimento de bom futebol no terceiro mundo. Nos países em vias de desenvolvimento, geralmente não existem recursos suficientes para manter a relva natural, devido ao consumo de água e outros custos de manutenção, mas a relva sintética abre as portas ao desenvolvimento de muitos jovens talentos em países pobres.
Pode-se jogar o ano todo em relva artificial?
Sim, o único requisito é remover a neve, se houver. Siga as instruções de manutenção do fabricante da relva em questão.
QUAIS OS CUSTOS DE MANUTENÇÃO DE UM CAMPO DE RELVA SINTÉTICA EM COMPARAÇÃO COM UM CAMPO DE RELVA NATURAL?
A resposta a esta pergunta varia muito, dependendo da geografia em questão. Como regra geral, a poupança com relva sintética aumenta quanto mais extremas forem as condições climatéricas. Em áreas muito frias e muito secas, a poupança é enorme, no entanto, a poupança é considerável, independentemente da localização.
É VERDADE QUE A BOLA E OS JOGADORES SE SUJAM AO JOGAR EM RELVADO SINTÉTICO?
Não, isso não acontece se for utilizado o infill da Genan, isto porque o infill da Genan não contém praticamente nenhuma poeira.
JOGAR EM RELVA SINTÉTICA QUE CONTENHA INFILL DE BORRACHA IMPLICA UM RISCO ELEVADO PARA A SAÚDE?
Inúmeros estudos científicos, antigos e recentes, estabeleceram que o infill de borracha fabricado com pneus em fim de vida não representa nenhum risco elevado para a saúde. Em fevereiro de 2017, a Agência Europeia dos Produtos Químicos publicou os seus resultados num novo estudo abrangente. A ECHA “não encontrou motivos para aconselhar as pessoas a não praticar desporto em relvados sintéticos que contenham granulados de borracha reciclada como material de infill”. Este conselho baseia-se na avaliação da ECHA “de que existe um nível de preocupação muito baixo com a exposição a substâncias encontradas nos granulados”.
A NOVA LEGISLAÇÃO FOI APROVADA, PROIBINDO O USO DE GRANULADO DE BORRACHA EM CAMPOS DE RELVA SINTÉTICA?
Sim. No outono de 2023, um novo regulamento da UE foi adotado para limitar a poluição por plásticos, incluindo poluentes microplásticos. A nova restrição aplica-se a microplásticos intencionalmente adicionados. Portanto, a dispersão de microplásticos originários do desgaste de pneus de carros nas estradas não está coberta. O novo regulamento significa que não será mais permitido vender (nem comprar) granulado de borracha para ser usado como material de enchimento em campos de relva sintética a partir de 17 de outubro de 2031. Até 17 de outubro de 2031, ainda é permitido construir, usar e manter campos de relva sintética com granulado de borracha como material de enchimento. A partir desta data, ainda será permitido usar.
Ler mais aqui.