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UM PRODUTO RECICLADO FEITO A PARTIR DE PNEUS APROVADOS NO MERCADO

Todos os produtos de borracha da Genan são, garantidamente, fabricados apenas com pneus em fim de vida útil (ELT nas suas iniciais em inglês) como material de origem.

Na nossa fábrica em Houston, Texas, apenas pneus com desgaste, mas aprovados para o mercado dos EUA, são utilizados como matéria-prima. Nas nossas fábricas na Dinamarca, Alemanha e Portugal, apenas são processados pneus em fim de vida aprovados para o mercado europeu.

Embora não saibamos exatamente quantos pneus de cada tipo e marca processamos por dia, sabemos que todos os pneus reciclados cumprem a regulamentação em vigor do momento em que foram colocados no mercado.

Os pós e granulados de borracha da Genan são portanto produtos muito bem documentados.

INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

O pó e o granulado de borracha de pneus em fim de vida são utilizados em várias aplicações nas quais estão expostos ao público. A aplicação mais conhecida é o infill de campos de relva sintética. Nos últimos anos, o infill de borracha tem tido ampla cobertura por parte da comunicação social, especialmente com foco nos Hidrocarbonetos Aromáticos Policíclicos (HAP) e seus possíveis efeitos cancerígenos.

Inúmeros estudos científicos abordaram este problema e, em todo o mundo, foram realizados mais de 70 estudos baseados em dados experimentais, concluindo que não há risco significativo ou cientificamente comprovado relacionado com a utilização de granulado de borracha fabricado com pneus em fim de vida.

MAS O QUE SÃO OS HAP – E QUE REGULAMENTOS SE APLICAM NA UE?

Os hidrocarbonetos aromáticos policíclicos ou HAP são um grupo de produtos químicos que existem naturalmente no carvão, petróleo bruto e gasolina. Na produção de pneus novos, são adicionados como plastificantes.

Oito HAP específicos, habitualmente utilizados no fabrico de pneus, foram identificados como representando um risco potencial para a saúde em concentrações elevadas.

Já em 2010, e consequentemente, o regulamento REACH da UE introduziu um limite de 10 mg/kg como teor máximo para a soma destes oito HAP, a aplicar em todos os pneus novos colocados no mercado da UE, quer sejam fabricados na Europa ou importados do estrangeiro.

Desde então, tem havido uma discussão contínua sobre o teor destas oito substâncias HAP na borracha proveniente de pneus em fim de vida.

De forma realística, tendo em consideração o tempo necessário para eliminar gradualmente os pneus fabricados antes de 2010 e, portanto, já em utilização no mercado, o RAC (Comité de Avaliação dos Riscos) e o SEAC (Comité Consultivo da Encefalopatia Espongiforme) da ECHA recomendaram um limite máximo de 20 mg/kg em borracha proveniente de pneus em fim de vida.

O limite sugerido de 20 mg/kg foi posteriormente adotado pelo Parlamento Europeu a 20 de julho de 2021.

Um bom e sustentável desenho ecológico funciona a longo prazo e o teor de HAP na borracha ELT produzida pela Genan está agora muito abaixo deste limite de 20 mg/kg.