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Borracha SBR ou ELT

– qual é o termo mais correto?

SBR e ELT são siglas utilizadas frequentemente, mais especificamente, quando se fala de pneus de automóveis gastos.
Mas o que é que realmente significam estas siglas?

O QUE É SBR?

SBR significa “styrene-butadiene rubber” em inglês, ou “borracha de butadieno-estireno” em português, uma mistura de borracha sintética composta aproximadamente por 25% de estireno e 75% de butadieno, unidos num copolímero para formar uma borracha sintética de uso geral.

PROPRIEDADES E APLICAÇÕES

Com boas propriedades de resistência à abrasão, estabilidade no envelhecimento e elevada elasticidade, a borracha SBR virgem é uma excelente escolha para o fabrico de inúmeros produtos de borracha, desde juntas a correias transportadoras, sendo amplamente utilizada, em particular, no setor dos pneus para automóveis. Na verdade, mais de metade dos pneus produzidos contém vários tipos de borracha de butadieno-estireno.

Contudo, os pneus para automóveis não são feitos inteiramente de borracha de butadieno-estireno. A borracha natural é um ingrediente igualmente importante (sobretudo nos pneus para camiões e nos pneus de todo-o-terreno) e muitos outros aditivos são incluídos na produção de pneus para fazer compostos de borracha de alta qualidade.

A borracha SBR e a borracha natural têm propriedades distintas. Enquanto a borracha SBR endurece com o tempo, a borracha natural fica mais macia e, enquanto a borracha SBR tem um mau desempenho em termos de resistência à rutura, a borracha natural tem um excelente desempenho.

DIFERENTES TIPOS DE BORRACHA SBR

A borracha de butadieno-estireno pode ser produzida de duas formas diferentes. A borracha SBR por emulsão (ESBR) pode ser produzida por emulsão a quente ou emulsão a frio. A borracha SBR produzida por emulsão é tipicamente utilizada para pneus leves, enquanto a borracha SBR produzida em solução (SSBR) é a opção preferida para pneus de alto desempenho. A borracha SBR produzida em solução é a mais cara dos dois tipos. Porém, apesar do custo, continua a ser a borracha SBR mais utilizada, tendo um melhor desempenho, tanto em termos de resistência à tração como de elasticidade.

O QUE É ELT?

Quando se trata de grânulos de borracha produzidos a partir de pneus usados de automóveis, o “granulado SBR” é um termo comumente usado. Contudo, “granulado ELT” é, de facto, um termo muito mais preciso.

ELT significa “end-of-life tyres” em inglês, ou “pneus em fim de vida em português. Como a Genan recicla apenas pneus e mais nenhum outro artigo de borracha, os seus produtos são designados pelo termo correto: “borracha ELT” – granulado produzido apenas a partir de pneus em fim de vida, independentemente da percentagem de butadienoestireno utilizado no processo de produção origina

Enquanto a borracha SBR pode-se referir tanto à borracha sintética virgem como à borracha produzida a partir de pneus de automóveis reciclados, ELT refere-se apenas a material feito a partir de pneus usados de automóveis.

A GENAN É FORNECEDORA DE BORRACHA ELT

Na Genan, dizemos ELT. Reciclamos pneus em fim de vida provenientes de veículos de passageiros, carrinhas, camiões e veículos de todo-o-terreno. Num processo de produção totalmente automatizado, os pneus usados são triturados, granulados e separados nos seus componentes originais: aço, fibras têxteis e borracha. Comercializamos os nossos pós, granulados e péletes de borracha como produtos de borracha ELT e assim contamos a história de um processo de reciclagem bem sucedido e ecológico, em que enormes quantidades de pneus de automóveis, que já não podem continuar a cumprir o seu papel inicial, ganham uma segunda vida.

Na Genan, pegamos no que de outra forma seria um problema de desperdício e transformamo-lo num recurso valioso. Os nossos pós, granulados e péletes de borracha de alta qualidade contêm efetivamente SBR reciclado, mas são muito mais do que isso. São produtos de borracha reciclados de forma sustentável, fabricados apenas com resíduos de pneus como matéria de base.

PARA BENEFÍCIO DO CLIMA

De cada vez que a Genan recicla uma tonelada de ELT, deixam de ir para a atmosfera, pelo menos, 0,7 toneladas de emissões de CO2 – em comparação com a co-incineração como método alternativo de eliminação. Isto corresponde à quantidade de CO2 emitida por um automóvel normal de passageiros com motor diesel depois de percorrer 3.800 Km (a distância de ida e volta, por exemplo, entre Barcelona e Berlim).

Com seis unidades de reciclagem em todo o mundo, a Genan tem capacidade para reciclar mais de 400 mil toneladas de pneus por ano, o que equivale a uma redução de até 280 mil toneladas de emissões de CO2. Graças à tecnologia de processamento da Genan, é possível alcançar uma considerável economia de CO2, para uma redução da nossa pegada de carbono e para o benefício do clima.

A RECICLAGEM DE PNEUS QUE A GENAN REALIZA REDUZ A NECESSIDADE DE SE PRODUZIR SBR VIRGEM

A reciclagem de pneus garante a reutilização de matéria-prima valiosa. Quando a borracha de pneu ganha uma segunda vida útil num novo produto, menos borracha virgem terá de ser produzida. E se os fabricantes de pneus pensarem em sustentabilidade e substituírem apenas uma pequena fração da borracha que usam por borracha ELT reciclada, menos SBR virgem terá de ser fabricada.